domingo, 21 de novembro de 2010

Cinco formas de fazer sua parte (01)

- Use somente pilhas e baterias recarregáveis - Podem parecer mais caras no curto prazo, mas seu uso em médio e longo prazo compensam amplamente. Além de durar anos, podem ser recarregadas em média 1000 vezes, o que as torna muito baratas em termos sistêmicos.

- Cozinhe com fogo mínimo - Se você lembra das aulas de física no 2º grau, você sabe: por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

- Coma menos carne vermelha - A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável e poluente. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água: para produzir 1kg de carne vermelha são  necessários em média 240 litros de água potável.

- Não troque o seu celular - Já foi tempo que celular era sinal de status.  Trocar por um mais moderno para ostentar status? Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.

- Compre um ventilador de teto - Na maioria dos casos, um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente, gastando 90% menos energia. Quando realmente necessário, combinar o uso com o ar-condicionado também é uma boa idéia. Por exemplo, regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

Um comentário:

Melinda Bauer disse...

Fico satisfeita por saber que algumas dessas práticas já fazem parte da minha rotina e ainda assim há muito a mudar em nossos hábitos.
abraços